Palavras sobre a Introversão

“ Nossa cultura transformou em virtude viver como extrovertidos. Nós desencorajamos a jornada interior… Nós perdemos nosso centro e agora precisamos reencontrá-lo. ”
Anais Nin

Em tempos de selfie em baladas e ostentação de melhores makes e roupas fashionistas, é uma grande qualidade ser extrovertido em nossa sociedade. Estar rodeado de pessoas, sair para festas o tempo inteiro, participar de muitos grupos no whatsapp, gostar de música pop. Ser introvertido é um defeito. Sempre são considerados bizarros os jovens que amam os sábados a noite em companhia de livros ou bons filmes. Como eu. Sempre disseram: ‘você vai se arrepender’, mas a verdade é que eu não me arrependo. A solidão e os livros sempre foram e são uma ótima companhia. E eu passei muito tempo esperando que me entendessem até entender que o que preciso é ser eu mesma e compreender quem sou.
Eu sou bastante falante, mas passo mais tempo em silêncio do que falando. E ouço muito antes de falar. Ser introvertida é lidar com uma uma cultura que acha que introvertidos precisam sair de suas cascas e ir beber pra se divertir, como em toda saga americana em que os personagens introvertidos são excluídos até que se rendam a buscar popularidade.
Mas ser introvertido não deve ser considerado defeito. A introversão é uma maneira de ver o mundo sob uma perspectiva mais reflexiva, e portanto, mais questionadora sobre o há nele. Há um comércio inteiro que faz as pessoas crerem que extrovertidos são melhores companhias, mais engraçados e divertidos, desde filmes às músicas nas rádios. Mas a introversão nos leva ao fundo, olha pra dentro antes de sair pra fora. E num mundo que precisa de pouca reflexão para manipular pessoas pra que elas comprem novos Iphones e depende de suas impulsividades extrovertidas para gastos de domingo no shopping, a introversão não é bem vinda. Mas nós, introvertidos, seguimos, com northern-lights na alma e pensamentos que voam como pássaros numa manhã gelada de céu azul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s